Mais um banco regional dos Estados Unidos (EUA) corre risco de quebrar. O PacWest Bancorp tornou-se o mais recente foco de preocupação dos investidores.
Antes da abertura do mercado na quarta-feira 3, a instituição perdia quase metade de seu valor de negócios. A situação veio à tona depois de uma reportagem da agência de notícias Bloomberg de que o PacWest está analisando uma possível venda.
A confirmação do banco de que foi abordado por vários investidores em potencial não foi suficiente para amenizar as preocupações, deixando as ações em queda de até 50%.
O PacWest não é o único banco regional dos EUA sob ataque. As ações do Western Alliance Bancorp caíram até 24% nas negociações de pré-mercado, enquanto os papéis do Comerica Inc. e do Zions Bancorp tiveram uma queda de 7% cada.
Tensão do mercado com bancos
Os movimentos mostram que a angústia do mercado em relação ao setor continua alta, apesar das garantias do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, de que a apreensão e venda do First Republic Bank pelo governo para o JPMorgan foi “um passo importante para traçar uma linha sob esse período de estresse severo” para os bancos regionais.
Até agora, os grandes bancos dos EUA foram isolados da turbulência e o Fed garante que o sistema financeiro é sólido.
Fonte: Revista Oeste