O governador Ronaldo Caiado (UB) apresentou na tarde desta terça-feira, 14, a legislação para a expansão do sinal 5G para os municípios goianos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal para Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Pires do Rio e outras 48 cidades.
“O Estado que já tem uma legislação sancionada, que já tem todas as garantias, sabe como vai acontecer e ao mesmo tempo precisamos de divulgar para que os municípios também produzam suas leis e aprovem no sentido de que a empresa ao chegar no Estado de Goiás tenha a legislação estadual e terá também a legislação municipal”, ressaltou o governador.
“O investimento que requer é de seis a 10 vezes mais antenas do que o 4G.Conselheiro da Anatel Artur Coimbra
A nova legislação sobre o tema foi sancionada em janeiro deste ano. A normativa instituiu a política de implantação da tecnologia de conectividade móvel. Com os municípios aprovando as próprias medidas, irá permitir que se adequem e agilizem o processo de expansão para instalações de antenas de transmissão do 5G.
Representando a Presidência do órgão, o conselheiro da Anatel Artur Coimbra explicou que embora sejam antenas menores do que as convencionais, a quantidade delas tende a ser maior. “O investimento que requer é de seis a 10 vezes mais antenas do que o 4G. Então o investimento acaba levando mais tempo também por conta da quantidade de antenas que precisam ser implantadas”, esclareceu.
Fonte: Jornal Opção