Levantamento do Estadão também mostra que o Maranhão, reduto eleitoral de Juscelino Filho, está no topo dos Estados beneficiados
Duas cidades do Maranhão cujos prefeitos são parentes de Juscelino Filho, ministro das Comunicações do governo Lula, aparecem na lista dos 15 municípios do Brasil que mais receberam computadores do governo federal em 2023, de acordo com levantamento do jornal O Estado de S. Paulo. O Maranhão também é o Estado que mais recebeu equipamentos no ano passado.
Os municípios de Vitorino Freire, que tem Luanna Rezende, irmã do ministro, como prefeita, levou 120 equipamentos, e São Mateus do Maranhão — cuja prefeitura é comandada por Ivo Rezende, primo do ministro —, ficou com outros 55.
Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão aparecem em oitavo e 12º lugar na lista dos municípios que mais receberam computadores no Brasil em 2023. Esses dois municípios receberam mais máquinas do que capitais, como São Paulo, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Macapá.
Segundo o Estadão, no ano passado, o ministério de Juscelino Filho doou 2,2 mil computadores a 77 dos 217 municípios maranhenses. Esse número corresponde a um aumento de 241% em relação aos 647 computadores que o Maranhão, reduto eleitoral do ministro, tinha recebido até 2022.
Em Vitorino Freire, os computadores viraram peça de propaganda da gestão de Luanna Rezende, que inaugurou seis laboratórios de informática em escolas da rede municipal. “Isso é fruto do projeto Computadores para a Inclusão, uma iniciativa do Ministério das Comunicações que já está fazendo a diferença nas escolas de Vitorino”, disse Luanna Rezende em um vídeo publicado em fevereiro, em uma rede social.
Na gravação, alunos também foram entrevistados. Um deles agradece “os maravilhosos presentes” e outro referiu-se a Luanna como “maravilhosa”. A irmã de Juscelino Filho está no segundo mandato e não pode, portanto, se candidatar novamente. Mas a ideia do grupo político do ministro é manter a cidade nas mãos de um aliado.
Em nota, o Ministério das Comunicações afirmou que as doações do Programa Computadores para Inclusão são amparadas em “requisitos técnicos”, e não houve “nenhum envolvimento” do ministro nas escolhas. A pasta afirmou que Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão tinham “demandas registradas, infraestrutura para receber os laboratórios e necessidade”.
Segundo o ministério, em 2023, foram investidos R$ 4,95 milhões no programa, e 6,1 mil computadores foram doados. A pasta beneficiou ainda unidades de ensino, igrejas, projetos sociais e até uma escola de samba do Rio.
Ministro de Lula é investigado em outros casos
O ministro Juscelino Filho acumula denúncias desde que assumiu a pasta. Conforme já noticiou a imprensa, o ministro direcionou dinheiro de emendas parlamentares para pavimentar a estrada que passa em frente a fazendas dele e da família em Vitorino Freire e usou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para acompanhar um leilão de cavalos em São Paulo.
Depois de reportagem do Estadão, o ministro devolveu recursos utilizados na viagem. A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o caso da liberação de emendas em benefício próprio. Além disso, o ministro deixou seu sogro, que não é servidor público, liderando seu gabinete enquanto estava fora de Brasília.
Fonte: Revista Oeste