Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como interventor federal para a área de Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, que é jornalista e diretor-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disse em um post durante a madrugada que a situação estava controlada na capital federal.
“A situação no DF está controlada. Daqui a poucas horas reiniciaremos as operações. Tudo será devidamente apurado. Os criminosos continuarão sendo identificados e punidos”, escreveu, em seu perfil no Twitter.
Na manhã desta segunda-feira, 9, Cappelli voltou a prometer identificação e punição aos envolvidos na invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo, 8.
Em razão da invasão, Lula decretou intervenção no DF. Nesta madrugada, o ministro do STF Alexandre de Moraes afastou o governador Ibaneis Rocha (MDB). Rocha já tinha demitido o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
O governo federal acredita que houve incompetência ou conivência das forças policiais do DF.
Quem é o interventor
Ricardo Cappelli é jornalista e foi nomeado pelo ministro Flávio Dino como secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o cargo mais importante na pasta depois do ministro. Com longa atividade política no PCdoB, o interventor federal foi secretário de comunicação quando Flávio Dino governou o Maranhão.
Entre 2003 e 2006, no primeiro governo de Lula, trabalhou no Ministério do Esporte, como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
Fonte: Revista Oeste