A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, 11, 22 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de financiar os atos de 8 de janeiro em Brasília. As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e serão cumpridas em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo nota da PF, o ministro também determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público. Essa é a 11ª fase da Operação Lesa Pátria.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Ao todo, 1.390 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, incluindo as pessoas presas em flagrante dentro dos prédios da Praça dos Três Poderes e as pessoas acampadas em frente ao quartel do Exército, em Brasília.
O STF aceitou, até agora, as denúncias contra 550 pessoas, com votos contrários ou divergentes de apenas dois dos 10 ministros, André Mendonça e Nunes Marques. Mais um conjunto de 250 denúncias está sob análise da Corte. Com o recebimento das ações penais, os denunciados se tornam réus e, na ação, começa a produção de provas, com o interrogatório do réu e depoimento das testemunhas.
Fonte: Revista OEste