O deputado federal criticou a lei que proíbe o uso de celular nas escolas de São Paulo
O deputado federal Mário Frias (PL-SP) disse que a educação brasileira “está falida”. O parlamentar criticou a decisão do governo paulista de proibir o uso de celulares em salas de aulas. Ele deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira, 9.
“O Brasil, entre 64 países analisados, ficou em 54º lugar em termos de educação”, afirmou Frias. “Então, a educação brasileira está falida, não é de hoje, e a gente não conseguiu mudar esse quadro durante todos esses anos. Sinceramente, não vai ser a criança estar com o celular dentro ou fora da sala que vai mudar isso.”
Na última quinta-feira, 5, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a Lei 18.058/2024. A medida proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e particulares do Estado. Os colégios deverão recolher os equipamentos no começo das aulas e devolver aos alunos ao fim do dia.
Mário Frias considera a lei inconstitucional por “ferir garantias individuais de forma clara”. O parlamentar afirmou que essa decisão deve ser realizada em um diálogo entre a escola e os pais dos alunos. Para o deputado, não cabe ao Estado realizar o controle do uso de aparelhos celulares por crianças e adolescentes.
“O celular é uma distração para criança e durante a aula, obviamente, que vai trazer um prejuízo”, afirmou Mário Frias. “Mas quem vai garantir que essa segurança que meu filho perdeu não vai ser usada por maus professores?”
Mário Frias comenta vídeo de assédio em aula
O deputado lembrou de um vídeo que recebeu em que um professor assedia uma aluna durante a aula. Colegas da vítima registraram a cena por meio do celular. Além disso, o parlamentar acredita que docentes podem utilizar a ausência desses aparelhos para doutrinar os alunos.
“Existem maus profissionais em todas as áreas”, disse. “Existem maus professores. E essas pessoas, que hoje têm menos coragem de fazer determinadas maldades, porque as crianças têm o celular, vão se sentir mais livres do que nunca para doutrinar, para manipular, para agredir.”
Mário Frias defendeu ainda a instalação de câmeras com áudio em salas de aula. Ele propôs uma lei na Câmara dos Deputados que prevê a medida. Segundo o parlamentar, os pais deverão ter acesso para assistir às imagens das classes em tempo real.
Confira a entrevista completa de Mário Frias ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.
Fonte: Revista Oeste