Destaque Judiciário

Ações do STF contra a liberdade de expressão ganham o mundo

Repercussão de críticas à Corte a partir da revelação do caso Twitter Files Brazil consta em reportagem de Silvio Navarro para a Edição 212 da Revista Oeste

Em reportagem publicada na Edição 212 da Revista Oeste, Silvio Navarro aborda a repercussão a partir da revelação do caso conhecido como Twitter Files Brazil. Ele demonstra que as críticas do empresário Elon Musk, dono da plataforma de rede social, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foram para além de discussões entre internautas brasileiros. Ganhou o mundo, sendo motivo de debate em canal internacional de TV.

Leia um trecho da reportagem sobre repercussão críticas internacionais ao STF

‘Um levantamento da consultoria Bites apontou, na quarta-feira, que foram produzidas 4,4 mil reportagens sobre o tema, em 1,5 mil sites de notícias pelo mundo.

Jornalistas de várias partes do mundo que acompanham a América Latina se manifestaram. ‘A repressão descarada do tribunal [Supremo Tribunal Federal] à liberdade de expressão alarmou a nação’, escreveu a articulista Mary O’Grady no Wall Street Journal. Glenn Greenwald, conhecido por divulgar os arquivos hackeados contra a Lava Jato, afirmou que Moraes age a serviço da esquerda. ‘A esquerda esteve unida contra a indicação de Moraes ao STF, mas agora quer botar um poder quase absoluto na mão dele para decidir quais ideias são permitidas ou não.’

A censura imposta pelo STF pautou o The Late Debate, da Sky News, na Austrália, conduzido pela apresentadora Liz Storer. Um dos comentaristas diz abertamente aquilo que já é quase proibido na TV brasileira: ‘Quando o governo começa a ditar o que pode e não pode ser dito, você não tem liberdade de expressão. E, quando você não tem liberdade de expressão, não tem outros direitos’.”

A reportagem “A um tuíte da liberdade” está disponível na internet.

STF estadão
STF: tribunal em análise na imprensa internacional | Foto: Reprodução/Redes sociais

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *