O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), finalizou a primeira sessão da semana em queda de 0,52%, aos 110 mil pontos. Já o dólar recuperou o fôlego e melhorou o desempenho, subindo 0,48%, cotado a R$ 5,01.
Em volatilidade durante praticamente todo o dia, a moeda norte-americana oscilou e teve sua liquidez prejudicada no mercado externo. Em virtude do Memorial Day, nos Estados Unidos, os principais índices do mercado não foram negociados.
O acordo orçamentário firmado no domingo 28, entre o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, contribuiu para o desempenho da moeda norte-americana. O acerto trata da dívida pública daquele país. Se aprovada pelo Congresso, o teto de US$ 31,4 trilhões ficará suspenso até 1º de janeiro de 2025.
Agora, há expectativas sobre quais serão os próximos passos do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos. Na sexta-feira 2, a instituição financeira divulgará o relatório de empregos do Departamento de Trabalho dos EUA.
Além do dólar
No mercado brasileiro, investidores permanecem atentos à tramitação do arcabouço fiscal no Senado. Os agentes do mercado financeiro ainda não descartam a derrubada do texto.
Apesar da desaceleração da inflação e da melhora na expectativa do Produto Interno Bruto (PIB), as últimas declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não permitem que as projeções de queda na taxa Selic sejam claras.
Fonte: revista Oeste