O fenômeno que viralizou no TikTok é rico em fibras e pode ajudar na constipação; confira detalhes e cuidados

Um vídeo viral no TikTok gerou discussões sobre os benefícios da água com sementes de chia. Nele, uma usuária mistura chia, água e suco de limão e relata o uso há quatro dias.
Ela afirma que “isso é a coisa mais real que já aprendi na internet”, pois melhoraria a regularidade intestinal. A bebida, apelidada de “banho interno”, ganhou popularidade na plataforma, e as imagens acumulam milhões de visualizações.
Nutricionista da Universidade de Medicina de Michigan, Amanda Lynett destacou, ao jornal The New York Times, que a chia, rica em fibras, pode ajudar na constipação. Dessa forma, profissionais de saúde a recomendam para quem enfrenta esse problema.
Diversas formas de consumir a chia
As sementes de chia podem ser consumidas de diversas formas, como em iogurtes, aveia ou produtos assados, de modo a não se limitar ao consumo com água. Embora não existam estudos específicos sobre chia e constipação, a eficácia da fibra dietética presente nela é amplamente documentada.
Gastroenterologista do Centro de Saúde Langone, da Universidade de Nova York, Sophie M. Balzora explicou ao jornal que as sementes contêm fibras solúveis, que formam um gel em contato com a água, e fibras insolúveis, que aumentam o volume das fezes. Assim, facilita a passagem do bolo fecal.
Perda de peso e saciedade

Há alegações de que a bebida auxilia na rápida perda de peso. Uma usuária do TikTok afirmou ter perdido 4 quilos em três dias. Contudo, Balzora ressalta que essa perda é provavelmente de água, não de gordura, e que pode haver uma reversão no quadro, depois de nova hidratação.
Contudo, consumir chia pode aumentar a saciedade e, assim, reduzir a ingestão calórica ao longo do tempo, o que contribui para uma perda de peso gradual e sustentável. Elvira de Mejia, da Universidade de Illinois, explicou que a chia forma uma mucilagem ao ser imersa em líquido, que ajuda a manter as fezes macias.
Cuidados ao consumir a semente
Amanda Lynett sugere começar com uma colher de sopa de chia, para que, primeiro, se observe a reação do corpo. Ainda recomenda deixar as sementes de molho em água ou leite antes do consumo, para evitar desconforto gástrico.
É vital estar atento a alterações nos hábitos intestinais. Sintomas como constipação incomum, sangue nas fezes ou dores abdominais graves requerem consulta médica, pois podem indicar condições sérias. Um médico de cuidados primários pode avaliar inicialmente e encaminhar para um gastroenterologista, se necessário.
Fonte: Revista Oeste