Petista debitou irregularidades na conta de uma ‘empresa’
O presidente Lula admitiu a existência de uma “falcatrua” no caso “Arrozão”, cujo leilão foi cancelado depois de denúncias segundo as quais as empresas vencedoras da disputa não pertenciam ao ramo alimentício, tampouco possuíam condições de arcar com a importação.
O petista, contudo, atribuiu a irregularidade a uma “empresa”. “Tivemos a anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa”, declarou Lula, em entrevista à rádio Meio Norte, do Piauí. “Não é possível. O povo não pode pagar R$ 36 num pacote de 5 quilos. Aí tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. A gente vai dar uma garantia de preço.”
Dessa forma, Lula foi no sentido contrário à fala do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que evitou falar em irregularidades durante o anúncio da anulação, há poucos dias.
Apesar das denúncias, o governo federal vai insistir em um novo certame, porém, ainda não há data.
Escândalo do Arrozão no governo Lula
O governo federal realizou o leilão para suprir as perdas do Rio Grande do Sul. Entre as empresas vencedoras, havia sorveterias e locadoras de máquinas. Só uma das vencedoras, Zafira Trading, é do ramo.
Durante o escândalo, o Executivo demitiu o secretário de Política Agrícola, Neri Geller. Lula cobrou dele explicações sobre a possível relação entre sua família e uma das corretoras do certame.
Fonte: Revista Oeste