O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, equiparou o chinês Xi Jinping a “ditadores” durante um evento do Partido Democrata na Califórnia, na terça-feira 20.
Referindo-se à recente crise em que os EUA abateram um balão chinês que Washington alegou ser um espião, Biden disse que Xi “não sabia que estava lá”. O norte-americano afirmou que o presidente da China estava envergonhado. “Essa foi a grande vergonha para os ditadores, quando eles não sabiam o que estava acontecendo”, disse Biden.
China reage
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, descreveu comentário como “ridículo”.
“Esse comentário do lado americano é realmente ridículo, muito irresponsável e não reflete a realidade”, disse Mao Ning, quando perguntado sobre a declaração nesta quarta-feira, 21. Ele acrescentou que o comentário é “uma provocação política aberta”.
Relações diplomáticas
A declaração do presidente dos EUA provocou uma forte objeção de Pequim, que recebeu ontem a visita do diplomata norte-americano, Antony Blinken, em uma tentativa de diminuir as tensões entre as duas potências globais.
A viagem de Blinken, que foi originalmente cancelada depois que a presença do balão se tornou pública, foi vista como um passo construtivo em direção ao “degelo” que Biden tem buscado, incluindo uma possível conversa entre os dois presidentes ainda neste ano.
Fonte: revista Oeste