Durante a abertura do Dia “V” de Vacinação contra a Covid-19, na manhã deste sábado (19/2), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado falou sobre a vacinação infantil no Estado. Em alerta, ele disse que “as crianças não podem, de maneira nenhuma, estarem expostas a um risco de morte por não terem a vacinação no tempo certo”.
O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal entre o público infantil, de 5 a 11 anos. A imunização ocorre em 75o postos espalhados em todos os municípios goianos. A estratégia, segundo o Governo de Goiás, facilita o acesso aos pais que não podem levar os filhos aos postos durante a semana. Por isso, os municípios receberam doses para vacinar até 58% do público infantil neste sábado (19).
Apesar do foco ser o público infantil, a campanha também é voltada para qualquer pessoa que não esteja com o esquema vacinal completo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que a quantidade de mortes de pessoas acima de 6o anos é 15 vezes maior em não vacinados e com doses atrasadas.
“Esse dia de hoje, dia V, de celebração da vida, não é só para crianças, mas para qualquer um que não esteja com esquema vacinal completo. Temos em nosso estoque quase meio milhão de vacinas, em torno de 300 mil dedicadas às crianças e as demais para adultos”, salientou o secretário de Saúde Ismael Alexandrino.
Fonte: Portal Dia Online