A decisão sobre liberar a realização da Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade em formato presencial em 2022 deverá ser tomada até o mês de maio. É o que garante a Prefeitura do município após uma reunião realizada nesta quarta-feira (16), com religiosos, autoridades municipais e agentes de segurança pública de Goiás. De acordo com a administração, o parecer final dependerá do cenário da pandemia da Covid-19.
A expectativa é de que a festa aconteça no período de 24 de junho a 3 de julho de 2022. “O coração trindadense pede para que a romaria aconteça presencialmente, mas o lado da razão pensa na saúde pública”, disse o prefeito, Marden Júnior.
A reunião desta quarta (16), foi a segunda feita para que as autoridades envolvidas discutissem sobre a possibilidade de se organizar a Romaria deste ano de forma presencial. Por fim, ficou acertado que o evento deve ser preparado, mas seu formato (presencial ou virtual) será definido após o cenário epidemiológico do mês de maio ficar melhor bem definido.
Romaria de Trindade presencial: o que foi discutido?
O padre João Paulo, reitor da Basílica de Trindade, argumentou que há dois anos a festa acontece de forma virtual, justamente por conta dos protocolos sanitários. Ele destacou o clamor dos fiéis de se retomar as celebrações de forma presencial.
O prefeito do município, entretanto, enfatizou que a festa trás milhares de visitantes de outros estados. Ou seja, com tantas pessoas na cidade, o risco da circulação do coronavírus e, principalmente, de variantes como a Deltacron, se torna ainda maior. Portanto, se exige muito cuidado e até protocolos mais rígidos caso a Romaria aconteça presencialmente.
O coordenador do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19), Cristiano Galindo, defendeu que Trindade espelhe os padrões exigidos em grandes eventos realizados em outros estados e países durante os meses mais recentes da pandemia. Ele citou o passaporte vacinal e a testagem como dois exemplos.
De qualquer forma, todos os presentes externaram o desejo geral de que a Romaria deste ano possa ser presencial, desde que possa acontecer de maneira segura.
Fonte: Mais Goiás