Em postagens no Twitter, os ditadores de Venezuela e Cuba comemoraram a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo 1º.
Compartilhando fotos da posse, o ditador venezuelano Nicolás Maduro parabenizou Lula “como alegria a posse do nosso companheiro Lula como presidente do Brasil”. “Uma nova onda de libertação percorre a Pátria Grande, abrindo caminhos de avanço geopolítico para projetos sindicais sul-americanos”, escreveu.
Maduro não foi à posse e enviou como representante o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez. “No Palácio do Planalto, foram lançadas as bases para o renascimento da nova etapa das relações bilaterais entre Brasil e Venezuela, o que se expressa em um fraterno aperto de mão entre o presidente da AN e o presidente do Brasil”, completou Maduro.
Em outro tuíte, compartilhando imagens da posse, o ditador venezuelano se diz impressionado. “Impressionante! Foi o povo humilde que impôs a faixa presidencial a Lula da Silva, agora é um Presidente do Povo. Bem-vindo de volta à luta pela união e bem-estar do continente.”
O ditador de Cuba, que também não veio à posse do petista, disse, em uma postagem, que o “povo cubano sempre admirou e defendeu a liderança” de Lula. “Hoje damos as boas-vindas a esta nova etapa que se inicia com alegria, com a certeza de que será benéfica para o Brasil e para Nossa América”.
O vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés, foi o representante de Cuba que participou da posse de Lula. Desde a sexta-feira 30 no Brasil, ele se encontrou com diversos políticos de esquerda, incluindo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Sobre o encontro, Valdés agradeceu “pela solidariedade incondicional de seu partido com Cuba e a Revolução e por seu apoio ao povo cubano na luta contra bloqueio imposto pelos Estados Unidos”.
Fonte: Revista Oeste