O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta quinta-feira, 4, que a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação destinada a prender pessoas que não fizeram o recadastramento de armas de fogo dentro do prazo estabelecido pelo governo federal.
Os colecionadores, atiradores e caçadores, conhecidos como CACs, são os principais alvos da operação. De acordo com a PF, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária.
“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo”, escreveu o ministro. “Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF.”
Recadastramento de armas
De acordo com dados do governo federal, 99% das armas pertencentes aos CACs foram recadastradas. No Sistema Nacional de Armas (Sinarm), até a quarta-feira 3, mais de 942 mil armas foram cadastradas no banco de dados do órgão.
Em audiência na Câmara dos Deputados ontem, o ministro Flávio Dino disse que a campanha de recadastramento das armas de fogo foi “um sucesso”.
“Nós tivemos um grande sucesso no recadastramento e quero elogiar e informar a esse Parlamento que nós alcançamos 99% das armas recadastradas”, informou Dino. “Apenas 1% das pessoas não recadastraram suas armas mostrando que há um entendimento que estamos num caminho correto.”
A PF ainda não divulgou mais informações sobre a operação deflagrada hoje.
Fonte: Revista Oeste