Após avaliação do Ministério da Saúde, unidade do Governo de Goiás mantém selo IHAC e consolida compromisso com práticas humanizadas e seguras para gestantes e bebês
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) tem o orgulho de anunciar a manutenção do selo de qualidade IHAC, uma certificação que reafirma o compromisso com a excelência no atendimento materno-infantil. A certificação é conferida pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A IHAC é um programa global promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Seu principal objetivo é incentivar e apoiar o aleitamento materno, além de promover práticas de parto humanizado e acolhedor para mães e bebês. Já são mais de 20 mil hospitais certificados em todo o mundo e pelo menos 317 no Brasil, e apenas 16 em Goiás, segundo dados do MS.
Para o diretor-técnico do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa, a obtenção do selo IHAC é de extrema importância para a unidade de saúde, uma vez que a conquista reflete o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, durante o processo de avaliação. “Diversas áreas e práticas do hospital foram rigorosamente avaliadas pela equipe do MS. Essa certificação não só eleva a confiança da comunidade nos serviços prestados pelo HEJ, mas também assegura que a unidade está alinhada com as melhores práticas internacionais de cuidado materno-infantil”, destaca Pedro.
Trabalho em equipe
A gerente de enfermagem do hospital, Meiriellen de Souza, destacou que a recertificação é uma conquista de toda a equipe e reflete o compromisso em proporcionar um atendimento de excelência. “Existe uma grande responsabilidade de trabalhar incansavelmente para garantir que as práticas e serviços permaneçam alinhados aos princípios do IHAC, sempre colocando mães e bebês em primeiro lugar”, disse Meiriellen.
Para conquistar essa certificação, os colaboradores passam por treinamentos regulares e específicos voltados para os princípios do IHAC. “Esses treinamentos incluem técnicas de amamentação, apoio emocional às mães e atualização sobre as melhores práticas de atendimento. A frequência desses treinamentos é contínua, garantindo que a equipe esteja sempre preparada e atualizada”, destacou Meiriellen.
“A certificação IHAC tem um tempo de validade que nos exige um esforço incessante para manter os padrões exigidos. O processo de renovação é rigoroso e periódico, assegurando que continuemos a oferecer um atendimento de alta qualidade”, explicou Maria da Conceição Gomes,supervisora de enfermagem e pediatria.
Fonte: Folha no Sudoeste