Destaque Polícia

Investigação sobre morte de gestante e filho foi aberta, diz Prefeitura de Aragarças

A prefeitura de Aragarças lamentou a morte da gestante Saiury Pereira Sasa, de 19 anos, e seu bebê, e informou que uma investigação de óbito materno e fetal infantil foi aberta. A jovem, que estava internada no Hospital Municipal Getúlio Vargas de Aragarças (HMGV), sofreu uma parada cardiorrespiratória após ser encaminhada para uma semi-intensiva no Pronto Socorro de Barra do Garças, no Mato Grosso.

Em nota, a Prefeitura do município ressaltou que a Secretaria de Saúde irá recorrer a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás para a formação de Grupo Técnico (GT) para a análise da investigação dos óbitos.

A assessoria Jurídica e a Vigilância Epidemiológica estão protocolando o pedido à Vigilância Epidemiológica de Barra do Garças (MT), local dos óbitos, para que os relatórios sejam entregues em até três meses. Segundo a prefeitura, todos os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde estão sendo cumpridos com o objetivo de esclarecer os fatos. Uma reunião será realizada a fim de analisar o pré-natal, a atenção básica e o óbito da gestante.

Entenda o caso

Saiury, grávida de 8 meses, deu entrada no Hospital Municipal Getúlio Vargas de Aragarças (HMGV), na quinta-feira (1), com fortes dores abdominais. No final da tarde, a jovem foi diagnosticada com Síndrome de Hellp, uma complicação grave de pressão arterial elevada em gestantes.

Enquanto aguardava transferência para um hospital especializado em Goiânia, o quadro da jovem se agravou e ela foi encaminhada para a semi-intensiva no Pronto Socorro de Barra do Garça (MT). No entanto, Saiury teve uma parada cardiorrespiratória e foi para um centro cirúrgico para uma cesariana de emergência. Mãe e filho não resistiram.

Embora as duas unidades de saúde tenham dito que as equipes médicas obedeceram aos protocolos e critérios no atendimento a Saiury, a família da gestante questionou a demora para a transferência de hospital e a demora para realizar o parto.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *