Lula disse que morreram 12,3 milhões de crianças em bombardeios de Israel, mas na Faixa de Gaza a população total é de 2,5 milhões de pessoas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma notícia falsa nesta quarta-feira, 4, quando disse que morreram quase 12,3 milhões de crianças na Faixa de Gaza, por causa de bombardeios de Israel.
“É uma homenagem a quase 12,3 milhões de crianças que morreram na Faixa de Gaza em Israel, bombardeadas em uma guerra insana. Não podemos perder a capacidade de nos indignar”, declarou Lula durante a conferência nacional pelos direitos das crianças e dos adolescentes.
O presidente pediu para todos os participantes que levantassem as mãos em uma homenagem.
Todavia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número total de habitantes da Faixa de Gaza seria de 2,5 milhões de pessoas.
A notícia falsa de 12,3 milhões de crianças mortas foi divulgada também em matéria da Agência Brasil, estatal de comunicação do governo federal.
Lula cita dados do Hamas para criticar Israel
Segundo dados divulgados pelo grupo terrorista islâmico palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, o número de total mortos no conflito contra Israel chegou a mais de 30 mil pessoas, dos quais cerca de 12,4 mil seriam crianças.
Os números não foram verificados por nenhuma entidade independente ou país terceiro.
Em várias postagens nas redes sociais, Lula citou os dados divulgados pelo Hamas em mensagens críticas contra Israel, acusado de estar cometendo um “genocídio” em Gaza.