O Município de Jataí foi considerado elegível para pleitear junto ao Ministério da Saúde a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV). A transmissão vertical do HIV é o processo pelo qual o vírus é transmitido de uma mãe infectada para seu filho. Isso pode ocorrer em três momentos distintos: durante a gravidez, no momento do parto e na amamentação e Jataí tem alcançado as metas e indicadores estabelecidos referente a eliminação desta transmissão.
Para validação da certificação, o município recebeu esta semana, entre os dias 03 e 05, a equipe técnica do Ministério da Saúde que esteve visitando Unidades Básicas de Saúde, Ouvidoria do SUS, Conselho Municipal de Saúde, Laboratório prestador Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e o Hospital Estadual Dr. Serafim de Carvalho que compõe a rede de assistência, promoção e proteção à saúde de pessoas vivendo com HIV.
Jataí agora aguarda o parecer final do Ministério da Saúde para receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Esta certificação representa um marco significativo na saúde pública do município, refletindo os esforços contínuos e a eficácia das estratégias implementadas.
Fonte: PMJ