Mais de um século antes de Cabral, lenda falava de uma terra mítica no Atlântico

Embora os livros escolares atribuam a origem do nome do país a uma árvore, uma lenda europeia tem uma explicação diferente. Trata-se de Hy Brasil — a história de uma terra mítica, no Oceano Atlântico.
De acordo com a lenda, Brasil seria uma ilha a sudoeste da Irlanda. Alguns mapas do século 14 traziam essa ilustração. A esquadra de Cabral encontrou esse território apenas no fim do século 15, em 22 de abril de 1500.
Assim, a menção ao lugar mítico antecede a chegada dos portugueses ao que é conhecido hoje como território brasileiro. Além disso, essa parte do globo fica justamente a sudoeste da Irlanda. Contudo, não há uma evidência histórica de que a escolha tenha ligação com o mito.
Antes do Brasil
A historiografia tradicional coloca a origem como sendo o “pau-brasil”, uma árvore cuja madeira começou a ser extraída por Portugal. Porém, esse foi o primeiro nome dado ao país. Aliás, anos antes mesmo da “descoberta oficial”, já havia um acordo intermediado por um papa para dividir essa parte do globo. Era o Tratado de Tordesilhas.
Assinado em 1494, o Tratado de Tordesilhas se deu entre Portugal e Espanha, com a intermediação do papa Alexandre VI. O documento determinou que as áreas no Atlântico, 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, seriam dos espanhóis. As terras a leste, por sua vez, pertenceriam a Portugal.

Apesar de acordados, os termos acabaram ruindo com os séculos. Tanto isso é verdade que a grande parte do que hoje conhecemos como Brasil, pelo tratado, pertenceria à Espanha.
Fonte: Revista Oeste