Cientistas registraram o momento em que aparentemente um grupo de chimpanzés teve um encontro alegre e relaxado por causa do álcool

Um grupo de cientistas da Universidade britânica de Exeter divulgou um vídeo do que parece ser “a primeira evidência de compartilhamento e alimentação de alimentos etanólicos [alcoólicos] por grandes primatas selvagens não humanos, e apoia a ideia de que o uso de álcool por humanos não é ‘recente’, mas sim enraizado em nossa profunda história evolutiva”.
Segundo o jornal The Times a gravação foi realizada automáticamente numa reserva florestal de Guiné-Bissau. Os chimpanzés não estavam numa fonte de água, o que seria normal. Eles dividiam pedaços de frutas fermentadas naturalmente, o que gera um teor alcoólico de até 0,61% por unidade. É pouco, mas esse teor se multiplca com a quantidade de frutas consumidas.
Um estudo de 2014 afirmou que há 10 milhões de anos (muito antes do surgimento dos humanos) o organismo dos primatas se adaptou ao processamento do etanol. O vídeo captado na África mostra um comportamento raro entre os chimpanzés – eles estão dividindo os alimentos. O que sugere que o álcool consumido por eles teve o mesmo efeito que provoca nos humanos, segundo a pesquisadora Anna Bowland, da Universidade de Exeter: “a liberação de dopamina e endo morfinas que resultam em sensações de felicidade e relaxamento”.
Em outras palavras: há milhões de anos grandes primatas podem ter inventado a cultura de “ir ao bar”, beber, comer e passar um bom tempo de relaxamento com nossa turma. Quando vamos “tomar umas no boteco com os amigos”, aparentemente somos apenas frutos dessa evolução.
Fonte: Revista Oeste