A Polícia Militar (PM) prendeu e multou em R$ 21 mil um homem suspeito de usar 42 aves para rinhas de galo, em Itumbiara. O caso foi descoberto na última quarta-feira (9), após uma denúncia. Todos os animais eram vítimas de maus-tratos por conta dos duelos aos quais eram submetidos.
De acordo com a PM, o Batalhão Rural recebeu uma denúncia anônima que informava sobre as brigas de galo. No local, os militares encontraram um ringue usado para as rinhas e ainda duas espingardas.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Itumbiara acompanhou a ocorrência e ficou responsável pelos animais e objetos utilizados nos maus-tratos.
O órgão ambiental multou o homem em R$ 21 mil, fez um laudo constatando os maus-tratos e ainda recolheu três animais para amostragem. Alguns apresentavam ferimentos.
Todos os demais objetos utilizados na prática da rinha também foram apreendidos. Já o suspeito, foi encaminhado para a Delegacia de Itumbiara.
As rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos.
Já o crime de maus-tratos aos animais, tem pena de até cinco anos de prisão, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
Fonte: Mais Goiás