Donald Trump, ex-presidente dos Estados unidos, deve se apresentar nesta terça-feira, 4, a um tribunal de Manhattan, em Nova Iorque. Ele é o primeiro ex-presidente na história do país a enfrentar acusações criminais formais.
A audiência de Trump está marcada para começar às 15h15, no horário de Brasília. A previsão de duração é de uma hora e 15 minutos.
A Promotoria de Manhattan está investigando Trump sobre um suposto esquema de pagamento de suborno e encobrimento envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels, durante a campanha eleitoral de 2016.
O Serviço Secreto dos EUA deve acompanhar Trump no início da tarde até o escritório do promotor distrital, responsável pela denúncia.
Ele será autuado pelos investigadores, o que inclui tirar suas impressões digitais. Normalmente, seria feita também uma foto de identificação. Entretanto, há possibilidade de que a foto não seja feita. Isso porque Trump é amplamente conhecido. As autoridades também se preocupam com o vazamento indevido da imagem, o que seria uma violação da lei estadual.
Também não é esperado que o ex-presidente seja algemado, pois será cercado por agentes federais, que farão sua proteção. Posteriormente, ele será levado à sala do tribunal, onde será oficialmente notificado sobre as acusações. Depois de ser indiciado, Trump deverá ser liberado, sob o pagamento de fiança.
A defesa de Trump
Na segunda-feira 3, a equipe jurídica de Trump deu uma prévia de uma defesa robusta. Em entrevista ao programa State of the Union, da CNN, o advogado Joe Tacopina disse que a equipe do ex-presidente declararia em alto e bom som que ele não é culpado e sinalizou uma tentativa de impedir que o caso chegasse a julgamento.
Tacopina argumentou ainda que o ex-presidente estava recebendo um tratamento pior do que um cidadão comum, por causa de sua fama e aspirações políticas.
Fonte: Revista Oeste