Destaque Nacional

USP volta a ocupar o 1º lugar na classificação de universidades da América Latina

A instituição de ensino superior aparecia em 2ª ou 3ª posição nos levantamentos anteriores

De acordo com o QS World University Rankings 2024, divulgado na última quarta-feira, 13, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior de toda a América Latina — e caribe. É o que afirmam os responsáveis pelo Quacquarelli Symonds (QS), a entidade britânica de ranqueamento é considerada uma das mais relevantes do mundo.

Principal universidade latino-americana

USP aparecia em 2ª ou 3ª posição no levantamento desde 2018. No ano passado, a classificação foi liderada pela Pontifícia Universidade do Chile — o curioso é que ambas as instituições trocaram de posição.

Entre as dez principais universidades da América Latina há duas estaduais paulistas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a 3ª posição. Dentre as 50 melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe, o Brasil tem 13 universidades — das quais 12 são públicas.

Ao Estadão, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o reitor da USP, disse: “O ranking analisa grandes contribuições da universidade, como empregabilidade, reconhecimento dos empregadores, desenvolvimento sustentável, não só quantidade de artigos científicos. E a USP tem se preocupado com isso, com o seu impacto social”.

Destaque para o Estado de São Paulo

A Unicamp, que antes estava na 5ª posição, agora ocupa o 3º lugar no ranking. A melhora da classificação da universidade, segundo Fernando Sarti, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da instituição paulista, deixa a Unicamp “no top 1% das universidades da América Latina, em virtude de sua contribuição científica e para a sociedade, e da sua reputação acadêmica e empresarial”.

Foram consideradas 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. No levantamento, para além da USP, constam 96 universidades brasileiras; e de acordo com o QS, 35 dessas instituições apresentaram melhora no ranking de 2024 em relação ao levantamento do ano anterior.

A QS disse: “O sucesso do Brasil é fundamentado no excelente conhecimento do corpo docente e pelo desempenho excepcional em pesquisa, tanto em termos de volume quanto de colaboração e qualidade. A qualidade de seu corpo docente é evidenciada pelo número de professores com doutorado, no qual nove das 10 universidades com as maiores pontuações são brasileiras”. Na América Latina, a USP representa um importante centro de pesquisa.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *