Destaque Variedades

Assembleia aprova criação de portal para pessoas com deficiência relatarem dificuldades

Aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto que cria um portal para que pessoas com deficiência relatem dificuldades (PCD). O texto é de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL).

A matéria altera o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência para a criação de um portal próprio. Além disso, o espaço deve ter local para envio de denúncias, reclamações, sugestões e informações.

Assim, conforme o deputado Paulo Cazar, será possível às pessoas com deficiência relatarem suas dificuldades em relação à acessibilidade, habilitação às cotas de inclusão social, disponibilização de percentual de vagas em concursos públicos e mais.

Ainda segundo ele, o Brasil, como signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, deve se comprometer a adotar todas as medidas legislativas e administrativas de qualquer natureza para auxiliar esse grupo. “Esse portal será uma ferramenta importante para que as pessoas com deficiência possam relatar suas necessidades e cobrar soluções imediatas do poder público, porque têm a proteção legal”, justifica o parlamentar.

O texto ainda precisa de sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, no Brasil existem mais de 17,3 milhões de pessoas com deficiência. São cerca de 8,4% da população. Em Goiás, conforme dados de 2019, seriam aproximadamente 582 mil.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *