O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi a Brasília nesta quinta-feira (6/10) para manifestar seu apoio à campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada.
“Em nome do povo goiano, venho trazer e declarar apoio à reeleição de vossa excelência”, disse Caiado. Em breve discurso, ele mencionou algumas áreas que “obtiveram avanço graças à parceria com o governo federal”, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Ele disse apostar em uma vitória do presidente no segundo turno. “Teremos a continuidade de um governo que mostra tranquilidade e paz para todos nós podermos crescer”, completou.
Em 2018, Caiado também manifestou apoio a Bolsonaro no segundo turno contra Fernando Haddad (PT). Eleitos, o presidente e o governador tiveram uma relação próxima nos primeiros anos de mandato. Bolsonaro, inclusive, cumpriu uma série de agendas em Goiás com a presença de Caiado.
No entanto, divergências relacionadas à pandemia de covid-19 causaram distanciamento entre os dois. De um lado, Bolsonaro se posicionava contra medidas preconizadas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) para frear a contaminação pelo vírus. Do outro, Caiado, que é médico, adotou medidas de isolamento social e incentivou a vacinação da população.
Esse estremecimento da relação foi percebido nas eleições deste ano: Bolsonaro manifestou apoio à candidatura de Major Vitor Hugo (PL) para governador de Goiás. O candidato acabou ficando em terceiro lugar, com 14,81% dos votos. Caiado foi reeleito no primeiro turno, com 51,81% da preferência do eleitorado goiano, seguido por Gustavo Mendanha (Patriota), com 25,20%.
Posicionamento
Desde sua reeleição, no último domingo (2), Caiado tem recebido apelos de políticos aliados, líderes evangélicos e representantes do agronegócio para que apoie Bolsonaro no segundo turno. Na tarde de quarta-feira (5), o governador fez uma reunião virtual com mais de 200 prefeitos. Na ocasião, sinalizou que oficializaria esse apoio, alegando que “sempre foi de direita”.
A primeira-dama Gracinha Caiado acompanhou o governador na agenda desta quinta-feira em Brasília. Vários políticos goianos também participaram do encontro de apoio à reeleição de Bolsonaro. Entre eles, os deputados federais eleitos Silvye Alves (UB) e Ismael Alexandrino (PSD), os deputados federais reeleitos Zacharias Calil (UB), Glaustin da Fokus (PSC) e José Nelto (PP), os deputados estaduais reeleitos Cairo Salim (PSD), Amauri Ribeiro (UB), além de prefeitos.
Fonte: Portal A Redação