O Ministério da Saúde realizará em 2022, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 04 de abril a 03 de junho de 2022, sendo 30 de abril, o dia D de mobilização nacional.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B.
O objetivo da campanha, reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação: crianças de 6 meses a menor de 05 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de comorbidades e condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade.
A campanha ocorrerá em duas etapas, sendo que na 1ª etapa serão contemplados os seguintes grupos: idosos com 60 anos e mais e trabalhadores da saúde conforme cronograma.
De 04 a 08 de abril – idosos de 85 anos e mais e trabalhadores da saúde;
11 a 14 de abril – idosos de 75 anos e mais e trabalhadores da saúde;
18 a 22 de abril – idosos de 65 anos e mais e trabalhadores da saúde
25 a 29 de abril – idosos de 60 anos e mais e trabalhadores da saúde
A vacina estará disponível nas seguintes Unidades de Saúde da Família: Vila Fátima, Vila Sofia, Estrela D’alva, Santo Antônio, Colmeia Park, Vila Brasília, Policlínica Municipal (antiga OSEGO) e Unidades de Saúde da Família da zona rural: Estância, Naveslândia e Rio Paraíso.
O horário de atendimento em todos os pontos de vacinação citados é das 08h00min às 16h30min de segunda a sexta-feira.
Os documentos necessários para a vacinação são:
– Documento de identidade com foto
– Cartão de Vacina;
– CPF/Cartão SUS;
Fonte: PMJ