Destaque Meio Ambiente

Com energia limpa, Brasil é exemplo para o mundo

Números mostram que o país é um oásis verde, quando comparado ao restante do planeta

Brasil é o país da energia limpa | Foto: Shutterstock

Em reportagem publicada na Edição 254 da Revista Oeste, os jornalistas Amanda Sampaio e Artur Piva destacam que o Brasil possui 50% de sua matriz energética proveniente de recursos renováveis. Em outros países do mundo, por outro lado, somente 15% da energia vem desse tipo de fonte.

Leia um trecho da reportagem sobre a energia no Brasil:

“O Brasil já foi um país movido a lenha. No século 19 e início do 20, a madeira era a principal fonte de energia, e alimentava desde os fogões das casas até as caldeiras das indústrias. O carvão mineral também teve um papel relevante, mas era escasso e caro, fazendo da lenha o combustível predominante. Nas cidades, a iluminação pública dependia do óleo de baleia e, mais tarde, do gás de carvão. Era um cenário rudimentar, mas essencial para um país em crescimento.

Com o avanço das primeiras usinas hidrelétricas no início do século 20, começou a transição para um modelo mais eficiente e sustentável. A energia elétrica foi se tornando cada vez mais presente, especialmente nas regiões urbanas e industriais. Mas a matriz energética ainda era frágil e concentrada em poucas unidades geradoras, o que tornava o fornecimento instável e limitava a expansão do consumo.

O grande divisor de águas para o setor veio com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, inaugurada em 1984. Resultado de um acordo bilateral entre Brasil e Paraguai, Itaipu se tornou uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e mudou o panorama energético nacional. Com sua enorme capacidade de geração, ajudou a garantir o suprimento de eletricidade para o crescente parque industrial brasileiro e impulsionou o desenvolvimento de novas infraestruturas energéticas.”

A reportagem “O país da energia limpa” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

A barragem de Itaipu, uma barragem hidrelétrica no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai | Foto: Shutterstock

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *