Destaque Esportes

Copa do Mundo de 2030 será disputada em 6 países, com abertura no Uruguai

Edição marcará os cem anos do torneio, que será realizado pela primeira vez em três continentes

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) anunciou na quarta-feira 4 que a Copa do Mundo de 2030 será realizada em seis países. Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Uruguai e Paraguai. O torneio também será disputado em Portugal, Espanha e Marrocos.

Todas as seleções dos países-sede estarão automaticamente classificadas para o Mundial.

Essa é a primeira vez que a competição irá ocorrer em três continentes – Europa, África e América do Sul.

“Tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo (no Uruguai), o Conselho da Fifa concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu, bem como três jogos no Uruguai, na Argentina e no Paraguai”, disse a Fifa em comunicado.

Cem anos de copa

O presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que a primeira partida da Copa do Mundo será disputada no Estádio Centenário de Montevidéu, onde ocorreu a primeira edição do torneio, vencida pela seleção anfitriã.

Em 2030, serão comemorados os cem anos do Mundial.

“A centenária Copa do Mundo não poderia estar longe da América do Sul, onde tudo começou”, disse Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Depois dos jogos inaugurais serem realizados nos três países sul-americanos, em locais ainda a serem definidos, as demais partidas do torneio serão disputadas em Portugal, Espanha e Marrocos. A final será realizada na Europa.

Em comunicado, Infantino explicou a decisão de fazer a Copa em seis países e três continentes.

“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unindo. É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, declarou o presidente da Fifa.

A entidade também abriu o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2034. A entidade só aceitará candidaturas de países pertencentes às confederações da Ásia e da Oceania.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *