A partir desta quarta-feira, 24, até sexta-feira 26, Londres, na Inglaterra, será palco do 1º Fórum Jurídico de Ideias. O evento, que acontece em um luxuoso hotel, reunirá a cúpula do Judiciário, incluindo três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros de Lula, dois senadores, um deputado federal e várias autoridades brasileiras.
Pelo STF, estarão presentes os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Os ministros de Lula confirmados no evento em Londres são o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.
A lista de presenças nos debates em solo europeu inclui ainda o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues; o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet; os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Ciro Nogueira (PP-PI) e o ex-presidente Michel Temer (PMDB).
Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro (PL) e atual gerente de relações institucionais do banco BTG Pactual, também confirmou presença no evento.
O evento começou às 10h, pelo horário local (6h pelo horário de Brasília). À tarde deste primeiro dia não haverá atividades programadas, sendo um horário livre para que os participantes possam passear em Londres, conforme apurou o Poder360.
Cada painel terá duração de uma hora e 20 a uma hora e meia. Os convidados terão uma fala inicial de até dez minutos. Depois, será aberto espaço para debates.
O evento não terá transmissão on-line. Os organizadores não responderam ao contato da imprensa sobre quem teria custeado as passagens.
O STF afirmou que as passagens dos três ministros foram pagas pelo Fórum.
O check-out do hotel e o retorno ao Brasil estão previstos para sábado 27.
Com patrocínio da FS Security e organizado pelo Grupo Voto, ambos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o encontro acontece no hotel de luxo The Peninsula, com diária mais barata de 1,3 mil libras (aproximadamente R$ 8.300), conforme apuração da Folha de S.Paulo e do Poder360.
Judiciário – Ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli; vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão; ministros do STJ Benedito Gonçalves e Antonio Saldanha Palheiro, Mauro Campbell Marques e Raul Araújo; e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral André Ramos Tavares.
Ministros do governo Lula – Ministros Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Políticos – O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB); o ex-presidente da República Michel Temer (PMDB); os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e o o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).
Demais autoridades – O ex-ministro das Comunicações e hoje no BTG Pactual Fábio Faria; os conselheiros do Cade José Levi Mello do Amaral Júnior e Victor Fernandes; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daiane Nogueira de Lira.
O embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Aguiar Patriota, e o empresário-patrocinador do encontro, Alberto Leite, também estarão presentes no debate.
Fonte: Revista Oeste