A Defesa Civil emitiu, nesta terça-feira (21), um alerta de risco de tempestades em Goiás, com chuvas intensas com raios e vendavais, nesta quarta (22) e quinta-feira (23). O fenômeno seria resultado de uma frente fria que chega no estado vinda do Sul do país, e que provoca a formação de áreas de instabilidade.
Conforme o alerta da Defesa Civil, o risco de tempestades é maior entre o meio-dia de quarta até às 12h de quinta. À CBN, a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabeth Alves, disse que a previsão é reflexo direto da chegada frente fria a Goiás.
Elizabeth explica ainda que essa frente fria que chega pode gerar a formação de áreas de instabilidade e pancadas de chuva isoladas na região Sudoeste de Goiás e também em Goiânia. No entanto, pelo menos por enquanto, o calor segue intenso na capital e no resto do estado, com previsão de máximas de 42ºC em municípios como Aragarças, Britânia e São Miguel do Araguaia nesta quarta-feira (22).
Em Goiânia, a temperatura pode chegar a 38ºC amanhã, com a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde, com índice na casa dos 10%.
A baixa umidade relativa do ar no estado também preocupa. Segundo a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) para a região Oeste, a umidade do ar pode cair a 7% nesta quarta. Vale destacar qye o ideal para a saúde humana é de 60%.
Fonte: Mais Goiás