O promotor Sandro Halfeld Barros, coordenador de uma operação (chamada a Fator R) que investiga fraudes em licitações praticadas por uma grande companhia de venda de pneus, afirma que o grupo venceu certames em pelo menos 178 municípios de Goiás em mais de 10 anos. Onde restar provado que houve crime, os contratos poderão ser anulados. A organização também atua em 41 municípios do Mato Grosso, um do Tocantins e um na Bahia. “E existe a possibilidade de esse número aumentar”, diz Halfeld.
A investigação ocorre desde 2018, mas a empresa atua há cerca de dez anos. Para realizar a fraude, esta empresa criou cinco instituições pequenas com sede em Goiás e duas no Mato Grosso. Todas no ramo de pneus. O objetivo era aproveitar-se de facilidades que a lei concede a pequenas empresas em certames públicos.
“A Constituição tem seus objetivos fundamentais e um deles é reduzir as desigualdades. Para isso, traz mecanismos como a lei do Simples, que dá ao pequeno e microempresário a chance de concorrer com o grande no mercado. Vantagens trabalhistas, tributárias e previdenciárias”, diz o promotor.
Fonte: Mais Goiás