Elói Pietá questionou a forma de como o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) foi escolhido para ser o candidato à prefeitura da cidade
O ex-prefeito da cidade de Guarulhos (SP) Elói Pietá pediu a desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT), nesta terça-feira, 23. Ele reclama da falta de democracia na legenda.
“O partido Republicano dos Estados Unidos está mais democrático do que o PT em Guarulhos”, afirmou Pietá, ao jornal O Estado de S.Paulo. “Lá, filiados e simpatizantes votam entre vários candidatos, e aqui os filiados foram proibidos de votar.”
O ex-prefeito já havia levado a queixa à Justiça. Ele questionou a forma como o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) foi escolhido para ser o candidato a prefeito na cidade.
Pietá também argumentou que os 25 mil filiados do PT em Guarulhos deveriam escolher o candidato a prefeito através do voto. Em vez disso, o partido delegou a decisão aos 35 membros de seu diretório municipal.
“Como a Justiça não concedeu liminar e não havia prazo para julgamento, tive de me decidir”, explicou Pietá. “O tempo da Justiça é diferente do tempo da política, e, para eu concorrer por outro partido, precisava primeiro me desfiliar.”
Apesar de haver criticado seu antigo partido na cidade, o ex-petista negou ter saído em forma de protesto.
“O que me moveu a me desfiliar do partido foi para ser candidato em uma frente ampla, que tem todas as condições de dirigir a cidade”, afirmou Pietá. “Pela primeira vez tem uma frente ampla a espera de um candidato.”
PT diz que respeita a decisão
O secretário de organização do diretório municipal do PT de Guarulhos, Marks Oliveira, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que respeita a decisão do ex-prefeito. No entanto, rebateu as críticas ao processo de escolha de candidatos no partido.
“A gente demora para tomar decisões, porque escuta todas as vozes e aperta todas as mãos”, informou Oliveira. “Na verdade, o Alencar é que tem uma grande frente ampla.”
Fonte: Revista Oeste