A Romaria do Divino Pai Eterno 2022 volta a ser presencial após dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. O evento religioso está previsto para acontecer entre 24 de junho e 3 de julho. A festa terá algumas mudanças e protocolos sanitários. As informações foram divulgadas em coletiva nesta quarta-feira (4), com a presença de religiosos, autoridades municipais e agentes de segurança pública de Goiás.
A decisão de retorno do evento presencial foi tomada pelo Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE) com base nos dados epidemiológicos.
O tema geral da festa neste ano é ‘Pai Eterno, fazei novas todas as coisas’. “Esse tema é justamente para que a gente possa ter um tempo novo”, disse o padre João Bosco de Deus, pároco da Paróquia de Trindade. No evento, são esperadas até 5 milhões de pessoas.
Protocolos para Festa do Divino
Segundo o pároco da Paróquia de Trindade, em relação as missas haverá mudanças. “As celebrações maiores serão abertas, ou seja, fora da igreja na Praça Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, e teremos um intervalo de 1h30 entre uma missa e outra para ter a higienização do local”, explicou o padre João Bosco de Deus.
O prefeito Marden Júnior (Patriota) explicou que, além do trabalho de conscientização, a segurança será reforçada. “Teremos as barreiras sanitárias que serão instaladas pela cidade e também pontos de atendimento clínico para que as pessoas possam ter acesso aos locais para testagem”, disse.
Neste ano, segundo o gestor municipal, a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai ser instalada no Parque do Romeiro.
Além disso, o esperado desfile de carreiros e muladeiros está previsto para acontecer no mesmo dia, na quinta-feira (30). “Em outros momentos, o desfile foi realizado em dias diferentes. Nós vamos trazer para o mesmo dia para que a gente possa ter uma estrutura de segurança ainda mais concentrada”, esclareceu Marden.
Dados epidemiológicos
O presidente do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE) de Trindade, Cristiano Galindo informou que os dados epidemiológicos favorecem a festa em formato presencial. Neste ano 28% da população teve algum sintoma da Covid-19 e foi testada. Em janeiro, 4 mil apresentaram resultado positivo para a doença e apenas 120 em abril.
O município já aplicou mais de 250 mil doses da vacina contra Covid-19. Para os participantes da Romaria, a prefeitura irá disponibilizar vacinação e teste de Covid-19.
Ainda conforme informou Galindo, atualmente, o município tem apenas quatro casos que apresentam sintomas leves e estão sendo acompanhadas pela vigilância em Saúde. “Hoje podemos afirmar que não existem mais restrições no quesito epidemiológico. Nós teremos mais reuniões para definir o modelo e como vamos fazer os protocolos no nosso município”, avaliou.
Fonte: Mais Goiás