O incêndio na Chapada dos Veadeiros, que afeta a região desde o dia 12 de setembro, chegou ao Parque Estadual na noite da última segunda-feira (20) e, até o momento, já consumiu cinco mil hectares da área. De acordo com o coordenador Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMbio, João Morita, o fogo adentrou o parque por dois pontos específicos, mas que não apresentam risco para as áreas de visitação e os turistas.
Ao Mais Goiás, Morita informou que o fogo, que até então consumia as regiões de preservação em volta do Parque Estadual da Chapada dos Veadeiros, começou pela região da Fazenda Cascata e Ponte de Pedra. Essas regiões estão a 60 e 40 quilômetros distantes dos pontos de visitação do Parque, respectivamente. Portanto, não oferecem risco aos visitantes.
“Não é necessário nenhum fechamento [do parque], porque está muito longe dos turistas. Se isso mudar, avisaremos”, disse o coordenador. De acordo com a Sociparques, que administra o Parque Estadual, as visitações seguem funcionando normalmente.
Fonte: Mais Goiás