Presidente diz que ‘eleição de prefeito não tem incidência na presidencial’
O presidente Lula tentou minimizar a derrota acachapante do Partido dos Trabalhadores (PT) no primeiro turno das eleições municipais. A sigla não elegeu prefeitos em nenhuma capital do país. As declarações do petista foram dadas nesta sexta-feira, 11, em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.
“Chega o momento que você perde, em que as pessoas mais importantes estão fazendo outras coisas”, disse Lula sobre o desempenho do PT. “Toda vez que termina uma eleição, aparecem os vencedores, os heróis, aqueles que acham que o mundo, a partir dali, mudou. A eleição de prefeito, na verdade, não tem muita incidência em uma eleição presidencial.”
O chefe do Executivo Federal falou que as eleições municipais “não têm” tanta “importância” para a disputa presidencial uma vez que “nem todo prefeito em seu segundo ano de mandato está bem”.
“Claro que é muito importante fazer prefeito, porque é quem dá o primeiro passo no atendimento das políticas públicas da sociedade brasileira”, destacou o petista. “Se perder uma eleição, mas tiver uma boa participação, não tem nenhum problema. É se preparar para a próxima eleição.”
Lula também disse que ocorreu “o maior porcentual de prefeitos reeleitos”, pois estamos “vivendo um momento histórico em que o fundo de participação dos municípios aumentou muito em 2023, e em 2024 em relação ao ano anterior”.
“O número de prefeitos reeleitos é porque estão com recursos para fazer as coisas, se não, não seriam reeleitos”, afirmou.
Lula diz que PT vai ganhar em Fortaleza
Lula foi a Fortaleza (CE) para tentar salvar a disputa pelo segundo turno. A cidade é a principal capital do Nordeste em que o PT de Lula concorre ao segundo turno, em 27 de outubro. Estão na disputa o candidato da sigla, Evandro Leitão, e André Fernandes (PL).
O petista conseguiu 480.174 votos válidos, o equivalente a 34,33% do eleitorado. O nome do PL em Fortaleza ficou à frente do petista. André Fernandes recebeu o apoio de 562.305 eleitores, correspondendo a 40,20% dos votos na capital cearense.
“Estou confiante que o Evandro vai ser o prefeito de Fortaleza, porque ele tem o apoio da maior liderança do Estado, que é o ministro Camilo, o rei do voto do Ceará”, afirmou Lula. “Também tem apoio do governador do Ceará, Elmano de Freitas.”
O petista afirmou que Evandro Leitão “vai ser o futuro prefeito de Fortaleza e para dar continuidade ao governo exitoso do Camilo Santana e agora do Elmano de Freitas”.
No Nordeste, além de Fortaleza, só mais uma capital tem segundo turno com um candidato petista. Em Natal, Natália Bonavides (PT) enfrenta Paulinho Freire (União Brasil) — mas o cenário não é tão favorável para a candidata, que só teve 28,45% de votos válidos nas urnas, contra 44,08% do opositor.
Fonte: Revista Oeste