O presidente Lula voltou a criticar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 22, em Roma, Lula disse que o presidente do BC joga contra a economia.
“Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável para que a taxa de juros esteja em 13,75%. Não temos inflação de demanda no Brasil”, declarou o petista.
Na quarta-feira 22, o Conselho de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa de juros da economia em 13,75%. “É irracional o que está acontecendo no Brasil. Você tem uma taxa de juro de 13,75% com inflação de 5%, ou seja, cada vez que reduz meio ponto a inflação, aumenta o juro real no país. Não é possível ninguém tomar dinheiro emprestado para pagar 14% ao ano, às vezes 18% ao ano”, afirmou Lula, atribuindo a responsabilidade ao presidente do Banco Central.
Desde o começo do mandato, Lula lidera ataques contra Campos Neto. Petistas e aliados têm feito campanha para a saída do executivo do cargo. O presidente do Banco Central tem mandato até 2024 e só pode ser demitido com aprovação do Senado.
Lula disse que já pediu providências a senadores sobre o presidente do Banco Central. “Eu tenho cobrado dos senadores porque foram eles que colocaram esse cidadão lá. Os senadores têm que analisar se ele está cumprindo aquilo que ele tem de cumprir. Na lei, ele tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de emprego. Então, tem que ser cobrado”, afirmou o petista. “O Senado é que tem responsabilidade de cobrar dele”.
No comunicado divulgado depois da reunião, o Copom deu sinais de que a partir da próxima reunião, em agosto, começará a cortar os juros.
Fonte: revista Oeste