Destaque Política

Maioria do eleitorado de Nilópolis (RJ) jamais votaria em candidato indicado por Lula

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra alto índice de rejeição ao presidente como cabo eleitoral no município da Baixada Fluminense

A maioria absoluta dos eleitores de Nilópolis, município da Baixada Fluminense, demonstra rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como cabo eleitoral. É o que indica o levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na manhã desta sexta-feira, 22.

Além de apresentar cenários de intenção de votos para a prefeitura local, os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta: “O(a) senhor(a) com certeza votaria, poderia votar ou jamais votaria em um candidato indicado pelo presidente Lula?”.

A essa indagação, 53,7% dos participantes disseram que jamais votariam em alguém que contasse com o apoio do petista. Do total de entrevistados, 24% responderam que poderiam votar em candidato indicado pelo presidente da República. Com certeza votaria foi a opção de 17,2%. Não sabem ou não responderam foram 5,1%.

Com esses indicadores, Lula se apresenta como cabo eleitoral com menor eficiência em Nilópolis, quando comparado com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A equipe do Paraná Pesquisas fez a mesma pergunta em relação aos dois, que são filiados ao Partido Liberal (PL).

Em relação a Castro, 43,8% jamais votariam em algum candidato indicado por ele para a Prefeitura de Nilópolis. Outros 35,1% poderiam votar num eventual aliado do governador. Já 12,2% disseram que com certeza votariam em quem contasse com a indicação dele. Não sabe ou não responderam foram 8,8%.

Entre os três, Bolsonaro é quem aparece com o menor índice porcentual para a pergunta “jamais votaria” em algum indicado — essa opção foi a resposta de 40,6% dos entrevistados. Enquanto isso, 25,7% afirmaram quem poderiam votar num aliado direto do ex-presidente. Com certeza votaria foi a escolha de 28,4% dos respondentes. Por fim, 5,3% não souberam ou não opinaram.

Dados da pesquisa do Paraná Pesquisas com eleitores de Nilópolis

O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira entrevistou 680 eleitores em potencial de Nilópolis, de 16 a 21 de março. A margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Fora o nível de rejeição de Lula, Castro e Bolsonaro como cabos eleitorais, o instituto também apresentou cinco diferentes cenários em relação à disputa pela Prefeitura de Nilópolis. Em todos eles, o prefeito Abraãozinho aparece isolado na liderança. Ele deve ser candidato à reeleição pelo PL.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *