A Polícia Civil prendeu na tarde de quarta (15) uma mulher suspeita de sequestrar uma adolescente de 13 anos em Rio Verde e levá-la para Goianápolis, a 39 km da capital. A mulher e o marido (que está foragido) são amigos dos familiares da vítima e aproveitaram o momento em que todos dormiam para fugir da casa com a garota. Conforme apurado, os pais da adolescente queriam obrigá-la a se casar com um menino de 11 anos, mas a menor queria se casar com o filho dos sequestradores e aceitou ser “sequestrada”.
O delegado Cleiton Lobo, responsável pela investigação, conta que após o resgate, a adolescente passou a noite sob os cuidados do Conselho Tutelar e foi levada na tarde desta quinta-feira (16) para reencontrar os pais em Rio Verde.
Sequestradores e vítima saíram da casa de madrugada
O casal de sequestradores foi convidado para uma festividade na casa da família da adolescente no município de Rio Verde e iriam dormir na residência. Na madrugada de terça-feira (14) para quarta-feira (15), os dois e a menor saíram da casa e seguiram para Goianápolis, cidade onde o casal mora.
Na manhã seguinte, os pais perceberam o sumiço dos três e registaram a ocorrência na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade que solicitou o auxílio da polícia de Anápolis para localizar a vítima e os suspeitos.
“Assim que conseguimos identificar os autores, descobrimos que eles têm parentes em Goianápolis e Trindade. Fomos atrás para pegar informações. Graças a essa troca de informações, conseguimos o endereço da suposta casa dos suspeitos. Observamos um pouco o local e encontramos a mulher e um filho, mas a adolescente não estava lá. Quando perguntamos sobre a adolescente eles entraram em contradição. O filho deixou a gente olhar o celular e vimos uma conversa que ele enviou para mãe falando que os pais da menina fizeram a denúncia”, explica o delegado.
A mulher informou que a adolescente estava na casa de uma costureira. Quando os policiais estavam a caminho do local, localizaram a adolescente em um veículo e fizeram o resgate.
Adolescente queria fugir de casamento arranjado com menino de 11 anos
Em depoimento, a menor contou que aceitou ser “sequestrada” para fugir de um casamento arranjado pelos pais com um menino de 11 anos. “Tanto a família da menina quanto a dos autores são ciganos e tem o costume de casar cedo. A menina falou que os pais queriam obrigar ela a se casar com um garoto de 11 anos, mas ela não tinha interesse nele e era interessada no filho dos sequestradores. O casal prometeu que ela se casaria com o filho deles”, conta o delegado.
A mulher afirmou para a polícia que aguardava a menor voltar da costureira para ir a delegacia se entregar. A suspeito foi presa em flagrante e encaminhada para a delegacia de Goianápolis onde responderá por sequestro e cárcere privado. O marido segue foragido. A menor ficou sob os cuidados do Conselho tutelar regional e foi encaminhada para Rio Verde onde se encontrará com os pais.
Adolescente não tem capacidade de se auto decretar
O delegado explica que por se tratar de uma menor de 14 anos, a adolescente não tem capacidade de se auto decretar. “No conhecimento do juris prudência, a menor não tem capacidade de se auto decretar. É muito jovem, não tem conhecimento dos riscos e perigos. Se tivesse mais de 14 anos, o fato dela sair de casa por vontade própria poderia ser relevante para a autuação”.
Fonte: Mais Goiás