Desde 1972, Iowa tradicionalmente realiza as primeiras eleições primárias do Partido Republicano, o que confere ao Estado um status de “trampolim” para as campanhas. Um bom desempenho em Iowa pode impulsionar a candidatura, atraindo mídia e doações.
Uma vitória em Iowa, mesmo que em margem apertada, pode elevar o moral da equipe de campanha e inspirar confiança nos eleitores e doadores.
Os Estados que realizam as primárias logo em seguida, como New Hampshire e Carolina do Sul, costumam observar o resultado em Iowa para ajustar suas estratégias e decidir em quais candidatos investir tempo e recursos.
Eleições
Nas eleições presidenciais dos EUA, os partidos políticos não escolhem seus candidatos pelos eleitores. Em vez disso, os partidos usam um processo de primárias para selecionar seus candidatos.
Os norte-americanos vão votar em novembro de 2024 e devem ter uma disputa acirrada entre Joe Biden e Donald Trump.
No país, o voto é indireto. Os eleitores escolhem em cada Estado representantes dos candidatos que querem eleger. Quem tiver mais representantes, também chamados de delegados, vence a disputa.
O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, também realizou as primárias em Iowa. Porém, ao contrário dos republicanos, os eleitores democratas não votam no processo. O pleito para definir o candidato do partido acontece por meio de voto por correio em março. Biden é o grande favorito.
Fonte: revista OEste