Jornais analisam o crescimento de 0,1% da economia do país no 3º trimestre deste ano
O resultado da economia brasileira no decorrer do terceiro trimestre deste ano deixou ao menos dois jornais em estado de atenção. Nesta quarta-feira, 6, O Globo e Folha de S.Paulo tornaram públicas suas preocupações com o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que avançou 0,1% no período.
Em editorial, texto que representa a opinião de uma empresa de comunicação, O Globo afirma que o desempenho do PIB nacional apresenta “riscos ao modelo de crescimento do governo Lula“. A publicação destaca o fato de, no geral, a economia brasileira fechar o ano com avanço de cerca de 3%, acima de projeções anteriores. Contudo, o jornal avisa que o cenário poderá ser diferente em 2024.
Para o veículo de comunicação, o próximo ano vai servir de teste em termos econômicos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o impresso, o petista vai precisar deixar de lado o ímpeto de aumentar — ainda mais — os gastos públicos.
“Em governos petistas anteriores, o uso do Estado como indutor do crescimento fracassou”O Globo — editorial de 6/12/2023
“Com a economia rodando em velocidade mais lenta, para Lula é grande a tentação de recorrer a mais gastos públicos na tentativa de cacifar o PT nas eleições municipais”, afirma O Globo, em trecho de seu editorial. “Em governos petistas anteriores, o uso do Estado como indutor do crescimento fracassou. A recessão provocada pelo governo Dilma Rousseff deveria servir de aprendizado. Não existe atalho para promover o crescimento que passe ao largo do equilíbrio fiscal e das reformas do Estado.”
PIB em destaque em O Globo e na Folha
A Folha de S.Paulo foi outra publicação a demonstrar preocupação com os rumos da economia do país. Diante do resultado apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em relação ao trimestre anterior, o jornal cravou: o Brasil está diante de uma “parada do PIB”.
“A taxa de investimento se aproxima dos piores níveis do século”Folha de S.Paulo — editorial de 6/12/2023
“O aspecto negativo e muito preocupante do PIB foi a quarta queda seguida dos aportes em construções, equipamentos, máquinas e softwares“, informa o jornal paulistano no texto inserido na edição impressa desta quarta-feira. “A taxa de investimento se aproxima dos piores níveis do século, em 16,6% do produto.”
Fonte: Revista Oeste