A onça-parda capturada dentro de uma casa em Itumbiara, no dia 26 de outubro, foi solta em uma área de preservação permanente, em Niquelândia. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o local foi projetado exclusivamente para receber animais silvestres que foram resgatados e que precisam ser soltos na natureza. A onça-parda está saudável e não tem ferimentos.
Um vídeo enviado pela autarquia mostra o momento em que o animal é solto. A onça, inicialmente observa o ambiente com cuidado e, segundos depois, pula do carro e corre mata adentro.
A área funciona dentro de uma unidade agrícola e possui tamanho equivalente a 140 campos de futebol. Conforme o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), a expectativa é de que o espaço receba animais resgatados de várias partes de Goiás no futuro.
No dia 26 de outubro, o Corpo de Bombeiros resgatou a onça em uma garagem residencial. Segundo os militares, se trata de um felino adulto e de grande pote.
Em razão da complexidade da operação de resgate, foi necessário o auxílio de um médico veterinário, que administrou tranquilizantes para onça. O monitoramento que precedeu a captura durou sete horas. Na sequência, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.
Fonte: Mais Goiás