O segundo turno das eleições ocorre no próximo domingo, 30 de outubro. Em Goiás, o pleito foi definido no primeiro turno com a reeleição de Ronaldo Caiado (União Brasil), mas os goianos ainda deverão ir às urnas para escolher o próximo presidente. No Estado, entre as dez maiores cidades, pelo menos seis terão transporte coletivo gratuito.
Na região metropolitana, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) garantirá a gratuidade na capital (1,5 milhões de habitantes), em Aparecida de Goiânia (601,8 mil), Trindade (175,7 mil) e Senador Canedo (121,4 mil). A CMTC confirmou por nota:
“A CMTC informa que acatou a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) de oferecer gratuidade no Transporte Público Coletivo em toda Região Metropolitana de Goiânia no 2º turno das eleições que será realizado no dia 30 de outubro de 2022. Assim, o transporte público coletivo será gratuito ao usuário a partir das 4h da manhã até o final da operação de domingo às 23h. A catraca estará livre para todos os usuários com uma operação especial no domingo de eleições, com 33 ônibus extras, caso necessário. A CMTC entendeu que a medida colabora para que cada cidadão exerça sua cidadania e contribua com a democracia.”
Anápolis, por sua vez, não pretende isentar os usuários de ônibus. A decisão foi a mesma do primeiro turno. A informação foi dada por veículos locais e portal não conseguiu confirmar a informação. Ao Portal 6, contudo, o presidente da Agência Reguladora do Município (ARM), Robson Torres, explicou que o município ou a Urban teriam que arcar com os custos, o que não foi concretizado.
A assessoria de Rio Verde (247,2 mil) informou que a situação ainda não foi definida. Em Luziânia (214,6 mil), o prefeito Diego Sorgatto (União Brasil) decretou ônibus gratuitos na data. Em contrapartida, Valparaíso de Goiás não terá o benefício, conforme informou a prefeitura.
Em Formosa (125,7 mil habitantes), o transporte já é totalmente isento, independente de decisão judicial. O Mais Goiás tentou contato com a prefeitura de Águas Lindas (222,8 mil) para checar a informação, mas não teve suas ligações atendidas.
Vale lembrar, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que os Estados e municípios ofereçam isenção no transporte no segundo turno. A decisão foi ministro Luís Roberto Barroso ao responder petição da Bahia para esclarecer o alcance da decisão tomada pela Corte na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1013.
As dez maiores cidades de Goiás e o transporte gratuito
- Goiânia. População: 1.555.626. Transporte gratuito
- Aparecida de Goiânia. População: 601.844. Transporte gratuito
- Anápolis. População: 396.526. Não terá gratuidade
- Rio Verde. População: 247.259. Ainda não definiu
- Águas Lindas de Goiás. População: 222.850. Não confirmado
- Luziânia. População: 214.645. Transporte gratuito
- Valparaíso de Goiás. População: 175.720. Não terá gratuidade
- Trindade. População: 175.720. Transporte gratuito
- Formosa. População: 125.705. Transporte gratuito
- Senador Canedo. População: 121.447. Transporte gratuito
Fonte: Mais Goiás