Prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho está empolgado com a temporada do Araguaia 2023. De acordo com ele, a rede hoteleira da cidade já está lotada, mas ainda há espaço para camping. “Temos 130 km de margem do Araguaia, sendo 70 km só de praia. Junho começa a temporada que vai até setembro, mas julho é o auge”, explica o gestor da cidade.
A fim de confirmar os números, o Mais Goiás procurou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Goiás (Abih-GO). O presidente da entidade, Fernando Carlos Pereira, revelou que, infelizmente, não tem esses dados.
Isto, porque nenhum estabelecimento de Aruanã é associado à Abih. Além disso, ele explica que não consegue as informações com o poder público. Desta forma, não se sabe ao certo o número de leitos, hotéis e pousadas, e nem mesmo a ocupação. O prefeito, contudo, garante lotação total.
Hermano diz, ainda, que a cidade já está aquecida e a expectativa é que o número de turistas no período supere os mais de 400 mil do ano passado. “Está tudo lotado, mas não temos só a rede de hotéis e pousadas. Temos acampamentos na praia, os campings. Tem espaço para todos. A cidade está muito bonita e arrumada.”
Ainda de acordo com ele, os turistas não são somente de Goiás, mas de todo o Brasil. E tem, ainda, os visitantes internacionais, afirma.
Questionado sobre investimentos, ele esclarece que este é quase 100% do governo estadual. De acordo com o prefeito, o município é pequeno (cerca de 10 mil habitantes, IBGE) e não tem estrutura financeira. “Mas temos a física. Então, o Estado banca, como no ano passado. E agradecemos ao governador por isso.”
Além de Aruanã, outros cinco municípios da região recebem ações do Governo de Goiás: São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes) e Aragarças. A expectativa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), é mais de 1 milhão de turistas na temporada. Ainda em maio, ele disse que seria “a melhor e a maior de todos os tempos”.
Fonte: Revista OEste