O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou na quinta-feira 12 o manual da nova identidade visual da atual gestão, no qual constam a logomarca, incluindo as cores vermelho e preto, e o slogan do governo.
A nova marca tem as cores já tradicionais da bandeira do Brasil — verde, amarela e azul — às quais foram acrescentadas o vermelho e o preto, que pretendem significar diversidade, segundo informou a Agência Brasil. O slogan escolhido é União e Reconstrução.
De acordo com portaria da Secretaria de Comunicação, a logomarca é a usada em ações de publicidade e de patrocínio do governo federal.
O documento também informa que material publicitário produzido com a marca anterior pode ser usado até o fim da campanha, conforme decisão órgão ou entidade responsável.
Esta é a segunda vez que Lula usa cores na logomarca além das da bandeira do Brasil. No segundo governo, entre 2007 e 2010, a marca continha vermelho, preto e rosa.
Com exceção de Lula, todos os governos do Brasil, desde 1990, sempre usaram logomarcas apenas com as cores da bandeira.
Fonte: Revista Oeste