Destaque Esportes

Rebeca Andrade e companhia garantem 7 finais para o Brasil na Olimpíada de Paris

Júlia Soares e Flávia Saraiva reforçam o elenco que pode conquistar medalhas

O Brasil estará em sete finais da ginástica artística feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. Rebeca Andrade, principal destaque, competirá por cinco medalhas: individual geral, trave, solo, salto e por equipe. Júlia Soares, estreante em Olimpíadas, alcançou a final da trave ao terminar em oitavo lugar. Flávia Saraiva também garantiu vaga na final individual, depois de finalizar em 11º lugar. Ela deixou a Bercy Arena emocionada por não conseguir classificação para as finais do solo e trave.

As ginastas brasileiras competiram com collants pretos, adornados com pedrarias nas cores da bandeira nacional. Competirão na final por equipes. Elas terminaram a fase classificatória em quarto lugar, com pontuação de 166.499, atrás dos Estados Unidos (172.296), Itália (166.861) e China (166.628).

A programação das finais

A final por equipes será na terça-feira 30, às 13h15 (Brasília). Na segunda-feira 29, ocorrerá a final por equipes masculinas, que não contará com a participação do Brasil.

No domingo, a equipe brasileira entrou na competição na última subdivisão. Sabia o que precisava fazer para avançar. Os Estados Unidos, liderados por Simone Biles, competiram mais cedo. A popstar norte-americana se destacou, com 59.566 pontos.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Mesmo com dores na panturrilha, Simone Biles apresentou desempenho acima da média. Isso lhe rendeu o primeiro lugar no geral, no solo e no salto; o segundo na trave; e o oitavo nas barras assimétricas.

Uma surpresa foi a não classificação da equipe francesa para a final por equipes. No último Mundial, as atletas da casa conquistaram o bronze.

Desempenho brasileiro no salto

No início da noite, o Brasil iniciou a rotação no salto. Rebeca Andrade fez um Cheng (14.900 pontos) e depois realizou um Yurchenko com dupla pirueta. Assim, garantiu a vaga na final com média de 14.683 pontos. Ela terminou em segundo lugar, atrás de Biles (15.300).

Nas barras assimétricas, o Brasil teve desempenho abaixo do esperado, com nenhuma atleta entre as oito melhores. Rebeca Andrade fez 14.400 pontos e, em décimo lugar, não se classificou para a final.

Trave, solo e classificação geral

Na trave, Rebeca obteve 14.500 pontos. Acabou em terceiro lugar, atrás da chinesa Yaqin Zhou (14.866) e de Biles (14.733). Júlia Soares, com 13.800 pontos, avançou à final em oitavo. Flávia Saraiva teve uma queda durante sua apresentação, com 13.133 pontos.

No solo, Rebeca Andrade avançou para a final com 13.900 pontos, mesmo sem uma série perfeita. Flávia Saraiva ficou fora da final.

Na soma dos aparelhos para o individual geral, Rebeca Andrade terminou em segundo lugar, com 57.700 pontos, atrás de Biles (59.566). Flávia Saraiva somou 54.199 pontos, ficando em 11º lugar. Ao todo, 24 ginastas avançam para a final.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *