O porta-voz do governo da Rússia afirmou nesta quarta-feira, 14, que os sistemas de defesa antimísseis Patriot dos Estados Unidos seriam um alvo legítimo para ataques russos contra a Ucrânia, caso, de fato, o governo norte-americano autorize a entrega desses equipamentos ao governo ucraniano.
A imprensa internacional publicou notícias informando que o Departamento de Defesa dos EUA está finalizando um plano para enviar sistemas Patriot à Ucrânia, o que poderia acontecer em breve.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os Patriots seriam “definitivamente” um alvo para a Rússia, mas que não comentaria relatos não confirmados da mídia.
O Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos EUA, inclusive contra aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos. Normalmente inclui lançadores junto com radar e outros veículos de apoio.
Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, como se trata de um equipamento complexo, haverá um treinamento para que os ucranianos possam usar o Patriot.
Os EUA já enviaram esses sistemas de defesa aérea antimísseis a aliados da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), como a Polônia, como forma de reforçar suas defesas. Arábia Saudita e Iraque também receberam o Patriot, para combater as ameaças do Irã, e também países da região do Pacífico, para deter a Coreia do Norte. No total, mais de uma dúzia de aliados dos EUA, incluindo Alemanha, Japão e Israel, também compraram o sistema.
Fonte: Revista Oeste