A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo participou, em comemoração ao Dia da Árvore, do Projeto Movimento Goiás Pelo Cerrado: Educação e Sustentabilidade, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação.
Foram plantadas, de forma simbólica, árvores de Ipês em diversas escolas estaduais. O trabalho foi realizado e orientado pela equipe do viveiro municipal e da coordenação de Educação Ambiental da SMMAU.
Além das árvores que foram plantados nas escolas o Parque Ecológico JK também recebeu quatro mudas de ipês, que de forma simbólica, marcou o Dia da Árvore na cidade de Jataí.
Serão plantadas, assim que iniciar o período chuvoso, 20 mudas para cada uma das 12 escolas estaduais, totalizando 240 árvores. A maior parte delas serão plantadas na área de capitação do manancial público, de forma a contribuir com a proteção das Apps (Áreas de Proteção Permanentes) ao longo do Córrego do Queixada e do Rio Claro.
O secretário de Meio Ambiente Creso Vilela ressalta que o trabalho de plantio de mudas nas escolas ou outras áreas do perímetro urbano, com a participação da população, especialmente as crianças, se tornam uma importante ferramenta de propagação da causa ambiental.
“Precisamos arborizar nossa cidade nas mais diversas regiões do perímetro urbano. Com a participação da comunidade nesse tipo de ação, estamos levando a todos a consciência de preservarmos e recuperarmos ainda mais nossa vegetação.”, ressalta o Secretário Creso.
O Secretário ainda ressalta que o programa de recuperação de nascentes no município de Jataí, é outro importante programa da administração do prefeito Humberto Machado. “Estamos em parceria com vários produtores rurais, recuperando áreas de nascentes que estão degradadas. Precisamos melhorar as condições dessas nascentes para garantir a preservação do bem mais precioso que temos… a água.”, afirmou ou secretário.
Fonte: SMMAU