Epicentro dos tremores foi detectado em Nova Jersey, que fica a 80 quilômetros da metrópole
Na manhã desta sexta-feira, 5, um terremoto de 4,8 graus de magnitude atingiu a região de Nova York, nos Estados Unidos. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi detectado no distrito de Lebannon, na cidade de Nova Jersey, que fica a 80 quilômetros de distância da metrópole.
Ainda segundo o USGS, o terremoto teve uma profundidade de apenas 5 quilômetros abaixo da superfície, o que é considerado muito raso. Essa profundidade, no entanto, pode fazer com que o tremor seja sentido numa intensidade maior.
O terremoto foi registrado às 10h23 no horário local (11h23, horário de Brasília). Além de Nova York e Nova Jersey, o relatório inicial do USGS constatou que o tremor também foi “amplamente sentido” em Boston, Massachusetts; Filadélfia, na Pensilvânia e na capital Washington, D.C.
Para a agência, é improvável que a agitação causada pelo terremoto possa causar danos. Em seu perfil no Twitter/X, a governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que equipes da administração estadual já estão empenhadas em prestar apoio aos possíveis afetados pelo incidente.
A 4.8 magnitude earthquake hit west of Manhattan and has been felt throughout New York.
My team is assessing impacts and any damage that may have occurred, and we will update the public throughout the day.— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) April 5, 2024
Internautas falam sobre terremoto em Nova York
No Twitter/X, muitos moradores da área usaram seus perfis para falar sobre o tremor. Em uma postagem, um usuário pergunta aos seus seguidores se eles também sentiram o terremoto e expressa confusão sobre fenômeno estar acontecendo na região. “Mais alguém acabou de sentir o terremoto neste momento? Isso está acontecendo em Nova York?”.
anybody else just felt the earthquake rn???? IN NEW YORK???— jo (@m4r111j0) April 5, 2024
Uma usuária brincou com o fato do terremoto ter acontecido numa data próxima ao eclipse solar, previsto para a segunda-feira 8. “Terremoto em Nova York e um eclipse na segunda-feira? Suspeito”.
O momento do tremor foi capturado por um internauta que estava fazendo uma livestream. Ele publicou o vídeo em seu perfil no Twitter/X. No registro, é perceptível uma oscilação na imagem nos primeiros segundos devido à agitação causada pelo terremoto.
De acordo com o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), uma mensagem de alerta foi enviada para todos os celulares ativos na região. Até o momento, não há registros de feridos ou estruturas afetadas pelo tremor.
Fonte: Revista Oeste