As chuvas do último final de semana não foram suficientes para melhorar a vazão dos rios em Goiás. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, alguns pontos dos afluentes do Rio Araguaia têm apenas 60 centímetros na faixa de água.
“Aquelas chuvas que ocorreram no domingo melhorou um pouco, mas de forma tímida. Os mananciais da região central onde teve mais chuva, tivemos níveis de vazão boa, nos demais continuam bastante prejudicados, inclusive o Rio Araguaia, que tem alguns pontos com apenas 60 centímetros de água”, afirma.
São afluentes do Araguaia, os rios Água Limpa, Babilônia, Caiapó, Rio Diamantino, Cristalino, Rio Crixá-Açú, Rio Crixá-Mirim, Rio Javaés, das Mortes, do Peixe I, do Peixe II, Pintado, Matrinxã, Rio Vermelho.
Chuva ameniza, mas não extingue seca
O titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho afirma que o cenário pode ter sido amenizado, mas a seca ainda tem tido grande impacto, principalmente no Araguaia.
“Estou buscando avaliar isso. Mas, acredito que tenha dado uma amenizada, não foi ainda de restabelecer a vazão no Rio Araguaia e seus afluentes. O Rio do Peixe e Caiapó da mesma forma em vários lugares estão secos, mas isso para nós não é nenhuma novidade. Já era esperado que onde se tem muito desmatamento, erosões e solos arenosos isso acontecesse”, destaca.
A Dema investiga pelo menos 20 produtores rurais responsáveis pela drenagem de nascentes e lagos para a geração de pastos, com danos irreversíveis. “Em Aruanã tivemos relatos das pessoas atravessarem a pé alguns pontos dos afluentes. Isso é preocupante”, diz o delegado.
Fonte: Mais Goiás